O ensino de Medicina Veterinária da FMVZ-USP

Duração: 10 semestres
Período: integral
Número de vagas: 80

Estimular o estudante a explorar, dentro de sua própria unidade, áreas de conhecimentos que permitam-no compor o conhecimento que necessita e deseja para sua formação; estimular o aluno a construir o conhecimento de forma orientada em outras fontes além daquelas disponíveis em sua unidade; integrar as áreas de conhecimento da Unidade para minimizar a compartimentalização do aprendizado, promovendo a transversalidade entre elas; mas preservando, ao mesmo tempo, o caráter generalista do curso.

A matriz curricular da FMVZ USP caracteriza-se por uma distribuição de disciplinas obrigatórias de maneira sequencial em relação aos temas abordados. Estas disciplinas são, ainda, organizadas em módulos de conhecimentos de forma a solidarizar disciplinas de áreas. Os módulos de conhecimento organizam-se por critérios temáticos:
Módulo 1: Conhecimentos fundamentais.
Módulo 2: Morfologia e Função de Sistemas Biológicos.
Módulo 3: Produção e Reprodução Animal.
Módulo 4: Medicina Veterinária Preventiva.
Módulo 5: Clínica e Cirurgia de Animais.

Os quatro primeiros anos do curso são dedicados ao cumprimento de créditos obrigatórios previstos nos módulos de conhecimentos acima, enquanto o último ano letivo é reservado para que o aluno curse disciplinas curriculares eletivas e frequente o estágio obrigatório.

As disciplinas curriculares eletivas oferecidas no final do curso contemplam áreas de atuação direcionadas e especializadas da Medicina Veterinária, com a participação de docentes de diversos departamentos, caracterizando a multidisciplinaridade como fator para a geração do conhecimento. Entre estas disciplinas eletivas são propostas disciplinas denominadas Estágio Curricular Supervisionado, nas quais o aluno poderá adquirir conhecimentos necessários à sua formação em fontes além daquelas disponíveis na FMVZ-USP.

Ao longo de todo o curso, há oferecimento também de disciplinas curriculares livres, cujos créditos não são computados para fins de obtenção de diploma.

Com esta abordagem, entende-se que o aluno tem grande poder de escolha para sua formação em Medicina Veterinária e que a compartimentalização dos conhecimentos é minimizada por meio das disciplinas interdepartamentais que convergem competências de diversas áreas, possibilitando atender aos objetivos citados em parágrafos anteriores. No cômputo geral, cerca de 15% da carga horária do curso é composta por atividades de escolha do estudante.

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária tem como perfil do formando egresso/profissional o Médico Veterinário, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

Mais informações no Serviço de Graduação

Veja também