Biblioteca Virginie Buff D’Ápice expõe 14 livros sobre fisiologia e anatomia animal e humana, publicados há mais de 100 anos

Quem visitar a biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da  USP durante este semestre, poderá encontrar nas duas vitrines utilizadas para exposições livros de anatomia e fisiologia animal e humana publicados há mais de um século. Com objetivo de levar ao público conteúdos geralmente restritos, a exibição é organizada pelo Serviço de Tratamento da Informação (STI) em conjunto com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), ambos da biblioteca.

Ela faz parte do projeto Vitrine Temática que frequentemente apresenta materiais da Sala de Obras Antigas que, por motivos de preservação, devem ser mantidos isolados. A mostra atual possui um acervo com 14 títulos, datados entre 1890 e 1930 e possui obras em português, francês, inglês, alemão e espanhol, que, em sua maioria, vieram de coleções dos próprios docentes da FMVZ.

Segundo a bibliotecária Sandra Toledo, uma das organizadoras da exposição, os temas anatomia e fisiologia animal foram escolhidos por fazerem parte da grade curricular dos alunos ingressantes do curso de Medicina Veterinária. “Desse modo, os estudantes têm a possibilidade de se aprofundarem em um assunto familiar e são instigados a pensar na evolução do conhecimento e da literatura científica sobre as áreas que estão estudando,” explicou ela.

Mas não é  só os alunos que podem visitar a exposição. Ainda sem data para terminar, ela permanece aberta para qualquer um que comparecer à biblioteca durante o horário de visitação, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30.