Além de uma estrutura de pesquisa formada por mais de 80 laboratórios distribuídos em seus dois campi (São Paulo-SP e Pirassununga-SP), a FMVZ-USP conta  com 97 dos seus 98 docentes atuando integralmente e a grande maioria atuando como  consultores ad hoc de órgãos de fomento como Fapesp, CNPq, Capes e Finep e 34% são bolsistas de produtividade do CNPq.  Também do total de docentes, 65% possuem pelo menos um pós-doutorado e destes, 50% cursaram ao menos um pós-doutorado no exterior.

Em 1973, a Faculdade foi pioneira no Brasil no oferecimento de curso de  pós-graduação em Medicina Veterinária nos moldes atuais. Possui um programa de pós-graduação de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres com nota máxima da Capes e dois outros com nota seis (Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses e Patologia Experimental Comparada).  Até 2017, titulou  três  mil alunos de mestrado e 1.700 de doutorado.

A relevância da sua atuação em pesquisa contribui para que a Faculdade se mantenha em posições de destaque nos principais rankings nacionais e internacionais e em 2017, conquistou a acreditação do Conselho Federal de Medicina Veterinária, ao lado de mais duas outras instituições da área.

Confira a produção científica da FMVZ USP: