Canal de comunicação com a população com o objetivo de esclarecer dúvidas  sobre temas relacionados à Medicina Veterinária e áreas afins, o Pergunte ao Costelinha recebe perguntas por meio de sua página no Facebook e do blog. Os alunos, com ajuda dos professores, providenciam as respostas e fazem as postagens  que são úteis não só para o solicitante, mas para todos os interessados.

O Projeto é uma iniciativa dos estudantes do Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (CAMRN) da FMVZ-USP e o nome “Costelinha” homenageia o cachorro de um de seus idealizadores.

Projeto educativo de extensão universitária, criado em 2009. Emprega os princípios da Medicina Veterinária do coletivo para o manejo das populações de animais urbanos. Tem como objetivo principal  capacitar o estudante de Medicina Veterinária a promover a boa convivência entre seres humanos e animais, tornando-os agentes sociais transformadores e diminuindo o número de animais abandonados, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida animal e humana. Além disso, auxilia na formação de uma nova consciência na população, principalmente nas crianças, que, ao adquirirem uma visão diferenciada em relação aos animais, poderão disseminá-la em casa e na comunidade.

O Projeto tem como objetivo a integração dos alunos da FMVZ-USP e dos alunos internacionais que nesta realizam intercâmbios estudantis, seja no âmbito cultural, social, como também acadêmico, em vista das áreas de estudos e interesse serem as mesmas. Organizado pela CCInt-FMVZ em parceria com o Departamento de Cultura e Extensão do Centro Acadêmico Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (CAMRN), o programa foi idealizado por meio do já estabelecido USP iFriends, visando uma aproximação dos discentes da Medicina Veterinária.