No dia 3 de setembro, às 15 horas, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP realiza atividades comemorativas de seu centenário.

Reabertura do Museu Histórico

 Inaugurado em 2004, o MH mantém um acervo com 300 peças que foram doadas por professores, pesquisadores, ex-alunos e funcionários da Faculdade. São documentos históricos, quadros, medalhas, equipamentos de laboratório, instrumentos clínicos, materiais didáticos, mobiliário, entre outros que representam o cotidiano de ensino, pesquisa e extensão  ao longo dos 100 anos do curso.

Para a reabertura, o museu foi reformulado e modernizado e ficará aberto para visitação do público. Durante três meses, o acervo passou por restauro, conservação, higienização e catalogação, trabalho realizado por uma equipe técnica formada por mais de dez especialistas  da empresa Julio Moraes Conservação e Restauro. Diferentemente da sala que ocupava no primeiro andar do prédio administrativo da Faculdade, as novas instalações ficarão no térreo,  próximas à entrada principal do Bloco 17, com área de  110 metros quadrados,  climatizada,  com mobiliários novos e mais adequados para expor e armazenar todas as peças de forma tecnicamente correta.

Segundo o chefe do MH, Mauricio Candido, para a mudança dos objetos para o novo espaço foi fundamental a realização de uma triagem, envolvendo a catalogação e higienização de todas as peças. “Alguns objetos necessitaram de uma intervenção mais severa, incluindo descupinização, reintegração de partes faltantes e remoção de pinturas inadequadas em alguns casos. Após esse procedimento, todo o acervo estará mais seguro, garantindo sua maior duração,” explicou.

Sobre a importância histórica das peças reunidas, Candido explica que  o acervo precisa ser melhor estudado, para que se possa entender sua dimensão histórica, mas destaca o conjunto de balanças de precisão; documentos de ex-alunos (carteirinhas, fichas e processos); instrumentos clínicos e cirúrgicos; a farmácia móvel da década de 1940 que teve sua cor restaurada; e o único quadro comemorativo do acervo da turma de 1939.

Pesquisa histórica em Medicina Veterinária

O MH também vai incubar um laboratório de pesquisa histórica da Medicina Veterinária reunindo e preservando documentos e objetos históricos que favoreçam os estudos sobre a história da Faculdade e da Medicina Veterinária  paulista  e nacional, inseridas no contexto do desenvolvimento da saúde, ciência e tecnologia. Segundo Candido, “no futuro, o objetivo será  gerar publicações e cursos relacionados a esses temas.

Mais obras finalizadas

Na mesma data, o público participante poderá conferir a reformulação da Galeria dos Diplomados, um corredor onde estão expostas placas em bronze com a lista de alunos de cada turma, a partir de 1935. para marcar o 100º aniversário, foram incluídas placas com informações sobre os diferentes nomes e localização do curso que deu origem à Faculdade.

Na Praça da FMVZ, localizada em frente à entrada do Bloco 17, será colocado o busto de Claude Bourgelat  e duas novas esculturas.

O Centro de Eventos, formado pelas antigas salas de aula, copa equipada e sala de apoio para realização de eventos .