Página informativa covid-19

A FMVZ contra o Coronavírus

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP também está engajada na luta contra a pandemia da COVID-19 junto aos órgãos e autoridades de saúde.

A FMVZ em 2022

A FMVZ USP, alinhada com as determinações da Reitoria USP e do Governo Estadual de São Paulo, tomou medidas de segurança com a volta às aulas de acordo com as diretrizes do grupo Retorno Seguro da USP:

  • status vacinal de cada membro da comunidade USP. Essa informação constará nos sistemas corporativos;
  • afastamento simplificado das atividades de ensino e de trabalho é facultado a todos os membros da comunidade mediante autodeclaração de sintomas compatíveis com covid-19 e
  • avaliação das justificativas para não vacinação vindas do corpo docente, discente e de funcionários de todas as Unidades em razão de eventuais restrições de saúde é de responsabilidade da Superintendência de Saúde.

PROTOCOLO CONTÍNUO:

  • Uso de máscaras adequadas, bem ajustadas ao rosto, cobrindo do nariz ao queixo. Recomenda-se a utilização de máscaras cirúrgicas ou as do tipo N95.
  • Lavagem frequente das mãos ou higienização com álcool 70%.
  • Evitar aglomerações.
  • Sempre que possível, manter ventilação natural, com portas e janelas abertas.
  • Caso o uso de aparelhos de ar-condicionado seja necessário, não utilizar aparelhos que funcionem com recirculação do ar.
  • Aos servidores que tenham postos fixos de trabalho, em salas de aula e laboratórios, recomenda-se, quando possível, manter distanciamento mínimo de um metro.

Atendendo às diretrizes da Reitoria da Universidade de São Paulo, a FMVZ vem tomando medidas para que o ambiente seja o mais seguro possível para toda a comunidade:

  • Instalação de barreiras de acrílico nas portarias e locais de atendimento ao público.
  • Instalação de novos dispensers com álcool gel em diversos pontos da faculdade.
  • Redimensionameto da lotação das copas e disponibilização temporária do espaço da lanchonete para a realização de refeições, de modo a diminuir a aglomeração nesses espaços.

Mais informações e boletins epidemiológicos em http://www.retornoseguro.usp.br/

A pandemia não acabou, não podemos ainda baixar a guarda. Assim que tivermos algo novo, postaremos atualizações!

abril/2022

Vídeos

Coronavírus para crianças - entrevistadora Maria Luísa Fortunato (criança), editado por Mara Lúcia Gravinatti, aluna de Doutorado do VPS

Ações

Professor Ricardo Dias criou uma playlist na plataforma Youtube para explicar detalhadamente tudo sobre o novo coronavírus.

Assista:

Grupo de pesquisadores e profissionais, dentre eles o Prof. Fabio Gregori, criou um conjunto de ações pedagógicas de prevenção à covid-19 nos territórios rurais. O material é composto de 20 infográficos, 12 mensagens de voz, 12 vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e 15 cartazes. Tudo reunido na obra Diálogos para prevenção da Covid-19 nos territórios rurais.

Link da matéria no Jornal da USP:

https://jornal.usp.br/universidade/acoes-educativas-buscam-conter-avanco-da-covid-19-em-areas-rurais/

(Fonte: Prof. Fabio Gregori, 08/12/20)

Ação desenvolvida pelo grupo Saúde Única em Periferias (SUP) do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS). No início da pandemia arrecadaram-se doações para comprar insumos de higiene pessoal que foram distribuídos no Jardim São Remo, comunidade vizinha da Cidade Universitária. Com a organização da comunidade em trono do Coletivo contra a COVID-19 e a centralização das arrecadações, deixou-se de arrecadar isoladamente e passou-se a direcionar aos doadores ao Coletivo. A ação foi organizada pela doutoranda Juliana Tozzi de Almeida, a professora Evelise Oliveira Telles e o professor Oswaldo Santos Baquero. O professor José Antonio Visintin tem contribuído mediando doações da Acadepol, direcionadas ao Coletivo. (Fonte: Prof. Oswaldo Santos Baquero, 19/10/20)

*O projeto Saúde única em Periferias (SUP) da FMVZ-USP, concorrendo com 223 projetos de todas as áreas do conhecimento, alcançou o primeiro lugar no 1o Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam. (Fonte: Prof. Oswaldo Santos Baquero, 26/11/20) – https://www.cenpec.org.br/premio-aprendizagem-solidaria

Ação desenvolvida pelo grupo Saúde Única em Periferias (SUP) do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), em parceria com a World Animal Protection (WAP) e o Centro Cultural Riacho Doce. Doações arrecadas pela WAP e de outras fontes tem sido centralizadas e distribuídas na região mais precária da São Remo.
A ação foi organizada pela mestranda Gisella Dias, a professora Evelise Oliveira Telles e o professor Oswaldo Santos Baquero. (Fonte: Prof. Oswaldo Santos Baquero, 19/10/20)
 
*O projeto Saúde única em Periferias (SUP) da FMVZ-USP, concorrendo com 223 projetos de todas as áreas do conhecimento, alcançou o primeiro lugar no 1o Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam. (Fonte: Prof. Oswaldo Santos Baquero, 26/11/20) – https://www.cenpec.org.br/premio-aprendizagem-solidaria

O biotério do Departamento de Patologia da FMVZ/USP, coordenado pela Profa. Claudia Mori, é responsável por fornecer hamsters neonatos cujas células do sistema nervoso central estão sendo usadas para cultivo celular na Scientific Plataform Pasteur USP com coordenação do Prof. Jean Pierre do ICB/USP. A partir disso, foi possível identificar a susceptibilidade à infecção por SARS-CoV-2 através da identificação de unidades formadoras de placa e a expressão do gene relacionando ao SARS-CoV-2, demonstrando a presença de infecção ativa do vírus nas amostras infectadas. Com isso, sugere-se que o modelo animal apresenta potencial para futuros estudos envolvendo a patogênese da infecção, principalmente em relação aos mecanismos envolvidos no estabelecimento de lesões no SNC de pacientes graves. (Fonte: Pedro Kenzo Yamamoto, 06/11/20)

Com o advento da pandemia de COVID-19, a USP respondeu de maneira ágil nas suas diferentes áreas de atuação, implementando o oferecimento, sempre que possível, de atividades de ensino (emergencial) a distância. Com isso, nossos alunos e professores tiveram que ajustar e aprender a usar tecnologias educacionais a curto prazo.

O Grupo de Aprimoramento Pedagógico da Comissão de Graduação da FMVZ já vinha trabalhando desde 2018 – entre outros assuntos – o uso de ferramentas digitais voltadas ao ensino, nos ciclos do “Ensino de Graduação: inteligência coletiva”. Dando continuidade aos trabalhos, realizou-se mais um encontro em 2020 com foco nas transformações do espaço pedagógico frente a tais mudanças, recursos e gamificação no ensino. Houve também, ao longo de 2020, uma intensa troca de experiências e resolução de dúvidas sobre estas ferramentas entre docentes, de modo a assegurar a qualidade do ensino oferecido de nossa Faculdade.

Em paralelo, a Pró-Reitoria de Graduação desenvolvia desde o final de 2019 oficinas sobre produção de vídeos educativos e publicação na plataforma E-aulas USP, em 8 diferentes Campi USP, coordenadas e ministradas pelos Professores Fabio Gregori (FMVZ) e Regina Melo Silveira (POLI). Entre outras iniciativas, a PRG também disponibilizou um site aos professores com recursos e tutoriais elaborados por estes docentes para capacitação em recursos essenciais para atividades remotas.

Pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, através da Comissão de Formação Didático-Pedagógica, o Prof. Fabio Gregori (FMVZ), ofereceu em agosto de 2020 mais um ciclo de capacitação intitulado “Ensino mediado por tecnologia: compartilhando conhecimentos entre docentes USP”, contando com aproximadamente 90 professores, de mais de 30 unidades USP, durante 1 semana abordando aspectos como didática, planejamento, recursos metodológicos e avaliação.

Estes foram alguns exemplos das mais variadas ações que ocorreram por toda a Universidade de São Paulo. O maior aprendizado é que a cooperação entre professores e alunos, a troca de experiências, e o aprimoramento docente são valores e atitudes que devem sempre ser cultivados e assim incrementar ainda mais as atividades didáticas, especialmente quando voltarmos às atividades presenciais. (Fonte: Prof. Fabio Gregori, 21/10/20)

Oficina de produção de Vídeos educativos e publicação na plataforma E-aulas USP na Escola de Engenharia de Lorena, 2020

Trata-se de convênio de cooperação em treinamento e diagnóstico do coronavírus causador da COVID-19 firmado entre o VPS e o CCZ da cidade de São Paulo em março de 2020. Disponibiliza equipamentos, insumos e pessoal da FMVZ USP – coordenação do Prof. Dr. Paulo Eduardo Brandão.

Coordenação dos Professores Dr. André Zoppa, Dra. Simone Balian, Dra. Carla Belli, Dra. Denise Fantoni e Dra. Aline Ambrósio.

Veja matéria aqui (p. 7-9).

Projeto de pesquisa interdisciplinar do Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados (nPeriferias-IEA). O projeto está sendo desenvolvido pelo professor Oswaldo Santos Baquero (nPeriferias, VPS-FMVZ), as professoras Ana Claudia Germani (FM), Dora Mariela Salcedo Barrientos (nPeriferias, Obstetrícia da EACH) e Gislene Aparecida dos Santos (nPeriferias, Gestão de Políticas Públicas da EACH), e articuladoras/es da São Remo. O projeto conta com financiamento da Fundação Tide Setubal. Além deste projeto, o professor Oswaldo também coordena as iniciativas do grupo Saúde Única em Periferias (SUP) do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS). (Fonte: Prof. Oswaldo Santos Baquero, 19/10/20)

*O projeto Saúde única em Periferias (SUP) da FMVZ-USP, concorrendo com 223 projetos de todas as áreas do conhecimento, alcançou o primeiro lugar no 1o Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam. (Fonte: Prof. Oswaldo Santos Baquero, 26/11/20) – https://www.cenpec.org.br/premio-aprendizagem-solidaria

Trata-se da integração da FMVZ USP na RUDIC (Rede UPS de diagnóstico da COVID-19) a partir de março de 2020, um esforço da USP para auxiliar nos testes de RT-PCR para a detecção do coronavírus causador da COVID-19. Disponibiliza equipamentos, insumos e pessoal da FMVZ USP – coordenação do Prof. Dr. Paulo Eduardo Brandão.

Podcast no Spotify

Destinado a suinocultores e a todos os envolvidos na cadeia produtiva de suínos, um grupo de cientistas envolvidos em áreas como bem-estar animal, biossegurança, biotecnologia e epidemiologia, coordenado pelo professor Adroaldo José Zanella do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, produziram o Manual Técnico Operacional Procedimentos de Biossegurança para a Covid-19 nos Encontros nas Rotinas Produtivas entre Técnicos Extensionistas e Produtores Rurais de Suínos.

Documento elaborado em atendimento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – coordenação dos Professores Dr. José Soares Ferreira Neto, Dra. Evelise Oliveira Telles e Dr. Paulo Eduardo Brandão.
Saiba mais

Manual elaborado pela Universidade de Passo Fundo que conta com a participação do nosso docente Prof. Dr. Adroaldo J. Zanella, sobre Procedimentos de biossegurança para prevenção ao contágio e propagação da Covid-19 para colaboradores de frigoríficos.

Leia mais

O Hospital Veterinário retomou parcialmente suas atividades em 12/11/20, com restrição de número de casos, corpo clínico reduzido, seguindo as orientações de sanitização dos ambientes e distanciamento social.
A preocupação em receber os funcionários e clientes, com toda a segurança, fez com que criassem locais de “triagem humana”, e expansão da “triagem veterinária”, além de distribuição de todos os EPIs necessários para os funcionários. (Fonte: André Luis do Valle De Zoppa, diretor do HOVET/FMVZ/USP, 16/11/2020)

 

Coluna de nosso docente e especialista, Prof. Paulo Eduardo Brandão, na Veja Saúde.
Leia mais

  • Trabalho de detetive: as verdadeiras origens do coronavírus
    Leia mais
  • Por que cães e gatos não contam para a transmissão do novo coronavírus?
    Leia mais
  • Anticorpos, antivírus, antivacinas: o que você precisa saber
    Leia mais
  • As variantes do coronavírus: qual é o tamanho do problema?
    Leia mais
  • As descobertas e as lições da variante Delta do coronavírus. Leia mais.

Especialista em coronavírus, o virologista Paulo Brandão explica como se comporta a evolução neste grupo, e por que a ômicron ainda não deve ser a última variante a enfrentarmos nesta pandemia.

Jornal da USP, Publicado em 03/02/2022

Professor Paulo Brandão é entrevistado no artigo “Covid-19: como se determina o fim de uma pandemia” da BBC Brasil.

Clique aqui para ler a matéria.

“O modelo foi criado com um método que tem como base treinar vários modelos mais simples com a finalidade de produzir um exemplar final mais robusto”

O trabalho contou com a participação da Dra. Mariana Ramos Queiroz, pós-doutoranda no VPS/FMVZ/USP.

Leia a matéria clicando aqui.

O Prof. Paulo Brandão responde aos questionamentos sobre a nova variante do covid-19.

Clique aqui e leia!

Covid-19: 10 perguntas e respostas sobre a variante da Índia, que teve 1º caso detectado em SP. BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57263381>. Acesso em: 26 maio 2021.

O Prof. Paulo Brandão e outros especialistas falam sobre a nova variante da Covid-19 à BBC Brasil. Clique aqui para ler a matéria.

Descoberta ajudará no desenvolvimento de kits de diagnóstico e vacinas específicas para a população sul-americana

IDENTIFICADOS genes com maior potencial de gerar resposta imune à covid na América do Sul. Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/identificados-genes-com-maior-potencial-de-gerar-resposta-imune-a-covid-na-america-do-sul/>. Acesso em: 10 nov. 2020.

Em meio à pandemia, faculdades de Medicina Veterinária realizam
diversas iniciativas para auxiliar a saúde pública.

INSTITUIÇÕES de ensino entram na luta contra a Covid-19. Informativo CRMV-SP, São Paulo, n. 79, p. 7-9, ago. 2020. Disponível em: <https://www.crmvsp.gov.br/informativos/info_crmv_79.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2020.

A iniciativa já angariou R$ 50 mil [dados de junho de 2020], que foram destinados à compra de equipamentos e material hospitalar para o HU.

MÉDICOS veterinários residentes organizam eventos on-line para arrecadar recursos. Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/institucional/medicos-veterinarios-residentes-organizam-eventos-online-para-arrecadar-recursos/>. Acesso em: 10 nov. 2020.

Profissionais acreditam que as rotinas de trabalho nunca
mais serão as mesmas, especialmente quanto à evolução dos
recursos de gestão à distância e de biossegurança.

PÓS-PANDEMIA: tendências e perspectivas para a Medicina Veterinária e Zootecnia. Informativo CRMV-SP, São Paulo, n. 79, p. 12-20, ago. 2020. Disponível em: <https://www.crmvsp.gov.br/informativos/info_crmv_79.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2020.

Criada por pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, a publicação trata dos cuidados necessários com animais e funcionários.

ZANELLA, A. J. Suinocultores recebem ajuda de manual para enfrentar pandemia [Entrevista]. Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/suinocultores-recebem-ajuda-de-manual-para-enfrentar-pandemia/>. Acesso em: 10 nov. 2020.

O que dizem nossos especialistas

 


Coordenador e consultor técnico da página:
Prof. Dr. Paulo Eduardo Brandão

 

Anúncio_Alumni_USP
  • 1
  • 506
  • 170
  • 421.364