Estude na VET

CONHEÇA A ÁREA DE

Medicina
Veterinária

travessao

A Medicina Veterinária é o conjunto de atividades que visa à criação e exploração racional, promoção, proteção e restauração da saúde dos animais, de acordo com princípios profissionais e éticos, objetivando o bem-estar social.

No Brasil, possui

ESPECIALIDADES RECONHECIDAS

FONTE: CFMV

ÁREAS DE ATUAÇÃO

FONTE:  CFMV

A Medicina Veterinária oferece um vasto campo de atuação  que pode ser dividido em três grandes áreas.

icon_fmvz_site-01

Abrange a Clínica Médica e suas especialidades (clínica cirúrgica, obstetrícia, diagnóstico e tratamento das doenças dos animais) visando à saúde e ao bem-estar animal.​

icon_fmvz_site-02

É responsável pela identificação e prevenção das doenças dos animais transmissíveis nas criações e na saúde pública, pelo controle da qualidade sanitária dos produtos de origem animal destinados à alimentação humana e animal e pelo controle de produtos veterinários.

icon_fmvz_site-03

Trata do manejo dos animais de produção, habitação, alimentação, reprodução, melhoramento genético, gestão do agronegócio e beneficiamento dos produtos de origem animal, visando aumentar a produtividade dos rebanhos.

O ENSINO NA

FMVZ - USP

travessao

VIVÊNCIA E

PESQUISA

travessao

Ao longo da graduação os estudantes podem optar por atividades extracurriculares de pesquisa e extensão.

VÍDEOS E

DEPOIMENTOS

travessao

ESTUDE NA

FMVZ - USP

travessao

Formas de ingresso

Todos os cursos de graduação da USP são gratuitos. O ingresso é realizado das seguintes formas:

Vestibular da Fuvest

Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a prova é realizada todo ano e é responsável por selecionar a maior parte dos alunos. As normas do concurso devem ser consultadas no Manual do Candidato, publicado anualmente no site da Fuvest. As informações sobre o último processo podem ser conferidas na página neste link.

Processo seletivo Enem USP

No processo organizado também pela Fuvest, o candidato concorre com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais, conforme a Tabela de Vagas disponível no ano. A seleção dos candidatos é feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem. Confira a página do Enem USP.

Provão Paulista

Voltado a estudantes da rede pública, o Provão Paulista oferecerá 1.500 vagas a alunos matriculados no Ensino Médio de escolas públicas. Mais informações serão divulgadas em breve.

Nestas principais formas de ingresso, a USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública. Saiba mais clicando aqui.

Transferência externa

Também é possível estudar na USP a partir do processo de transferência, realizado pela Fuvest. A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio. Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte o site da Fuvest e os editais do último processo neste link.

Aluno especial da graduação

As unidades também aceitam estudantes especiais, que não estejam matriculados na USP, em disciplinas isoladas. As inscrições devem ser realizadas nas Seções de Alunos responsáveis pela disciplina ou curso de interesse, nas datas estabelecidas no Calendário Acadêmico, disponível pelo Sistema JúpiterWeb.

Os critérios de admissão e seleção de estudante especial são estabelecidos em cada unidade. Clique aqui para pesquisar as disciplinas dos cursos de graduação da Universidade.

Estrangeiros

Candidatos estrangeiros também podem concorrer a uma vaga na USP, tanto por meio do vestibular da Fuvest como pelo Enem USP. Também há o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) que oferece oportunidade de formação superior a estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico.

FMVZ - USP

EM NÚMEROS | 2018

travessao
VAGAS
0

64 | FUVEST - 16 | SISU

CANDIDATOS
0

40,34 CANDIDATOS POR VAGA [FUVEST]

8CARREIRA3

CARREIRA MAIS CONCORRIDA DA USP

CONHEÇA A

FMVZ - USP

travessao
picto_local
Acompanhe o calendário e tenha a oportunidade de falar com alunos e professores, além de conhecer toda a infraestrutura disponibilizada para as nossas atividades.​
picto_pesquisa

Para saber mais sobre as bolsas de Pré-iniciação Científica (PIBIC-EM) envie um e-mail para copesq.fmvz@usp.br.

picto_institucional

A Biblioteca Virginie Buff D´Ápice, a maior da América Latina na área de Medicina Veterinária e Ciência Animal, também é aberta ao público.

icon_museu
Outra oportunidade é conhecer o Museu de Anatomia Veterinária Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva (MAV).

Acompanhe todos os auxílios e informações sobre a infraestrutura da Universidade de São Paulo (USP) no Manual dos Calouros.

Anúncio_Alumni_USP
  • 131
  • 624
  • 259
  • 649.966