Visitantes e organizadores

Nem a chuva atrapalhou a participação de 12 professores aposentados na visita organizada para identificação de fotos antigas que pertencem ao acervo da Biblioteca Virginie  Buff D’ Ápice. Eles foram convidados para contribuir com suas lembranças sobre o período que atuaram na FMVZ.

Para as atividades festivas do Centenário, pretende-se criar uma galeria de fotos representativas das principais ações do período. A Biblioteca reúne aproximadamente duas mil fotos antigas que foram doadas, mas que não possuem a devida identificação. Foi na própria Biblioteca que surgiu a ideia de convidar os ex-professores para ajudar nesse desafio. Eles foram reunidos no Anfiteatro Altino Antunes, no dia 4 de setembro, com a participação do diretor José Antonio Visintin.

Inicialmente, foram selecionadas 170 fotos para que os convidados pudessem identificar os fatos registrados, a data, o local e os fotografados. A missão foi cumprida com alegres  argumentações e defesas. A reunião resultou em 42 fotos totalmente identificadas e mais 64 com informações parciais. Mais que cumprimento de uma missão, os visitantes
mataram a saudade da Faculdade, reencontraram amigos; entre eles, alguns de seus professores e de seus  ex-alunos.

Estiveram presentes além do professor Visintin,  da Associação de Ex-alunos o presidente Glaucio Assis e o conselheiro Durval Antonio Porto de Araujo; o ex-funcionário Valdir Magner Lourenço que atuou por mais de 35 anos na Faculdade; entre os ex-professores, o mais velho foi o professor Eduardo Harry Birgel (VCM), que atuou na FMVZ de 1958 a 2002 e os que se desligaram da Faculdade mais recentemente foram a professora Maria Helena Larsson e o professor Carlos Eduardo Larsson. Atuaram de 1973 a 2017.

Participaram ainda, os professores aposentados : do VPS – Masaio Mizuno Ishizura;  Fumio Honma Ito; José Antonio Jerez; José de Angelis Cortes e José Cezar Panetta;  e do VCI – Arani Nanci Bomfin Mariana e Pedro Primo Bombonato; e do VRA – Raul Mucciollo.

A atividade foi organizada por uma equipe formada pelo conselheiro da Aexa, Durval Araújo; pela diretora da Biblioteca, Camila Molgara Gamba; os servidores Milena Trindade; Maria Aparecida Laer; Rafael Borguin Eustaquio; Ivete Fortunato; e com a colaboração do aluno que faz parte da Comissão do Centenário Gabriel de Assis Duarte.