Iniciado processo avaliativo para obtenção de acreditação europeia

De 16 a 19 de novembro a Faculdade recebe a visita da comissão  da The European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE), órgão responsável pela acreditação de instituições de ensino em Medicina Veterinária na Europa. A Acreditação Internacional é um processo de avaliação institucional,  realizado por uma associação estrangeira visando a obtenção de Acreditação do curso de Medicina-Veterinária.  A FMVZ desenvolveu um site específico para esse processo, clique aqui e saiba mais.  

Nessa primeira etapa, três avaliadores vão reunir informações para a elaboração de um relatório com apontamentos sobre possíveis deficiências que precisam ser corrigidas. O processo termina com uma segunda visita  que deverá ocorrer  no final de 2022.  A acreditação é  reavaliada a cada sete anos.  

Sobre a EAEVE

A Associação Europeia de Estabelecimentos para Educação Veterinária foi fundada em 1988, em Maisons-Alfort, França. Atualmente, sua sede está localizada em Viena, Áustria.  Tem a missão de avaliar, promover e desenvolver ainda mais a qualidade e o padrão dos estabelecimentos de Medicina Veterinária e seu ensino nos países membros da União Europeia (UE).

Importância 

A obtenção da acreditação internacional pela EAEVE indicará que o ensino ministrado pela FMVZ obedece aos mesmos padrões europeus de qualidade em educação na Medicina Veterinária; reforçará o renome  da Faculdade e da USP no Brasil e no mundo.  Além disso,  a Faculdade será a primeira instituição latino-americana com a chancela da Associação.

Benefícios

O processo avaliativo leva à reflexão ampla sobre os pontos fortes e fracos e os diferenciais da Faculdade.  O reconhecimento facilita os processos de intercâmbio de estudantes e  de duplo diploma com escolas de Medicina Veterinária da comunidade europeia que já obtiveram a acreditação. Torna possível o estabelecimento de mais parcerias com instituições da Europa e facilita a negociação de isenção de taxas acadêmicas e intercâmbios para o  corpo discente e docente.  Além disso, facilita para que graduandos e egressos possam estagiar e trabalhar no continente europeu.

Preparação

Para se submeter ao processo de  avaliação para a obtenção da acreditação,  a diretoria da Faculdade formou uma comissão com 20 docentes, oito funcionários e 13 alunos de graduação. Foi necessário o envio do Self Evaluation Report, um relatório com 100 páginas que reuniu  informações sobre os diversos aspectos do ensino de Medicina Veterinária na FMVZ como: estrutura administrativa (incluindo a da USP); comissões existentes e suas funções; matriz curricular e a estruturação acadêmica da pós-graduação e da residência; planilha de indicadores;   descrição de como foram superados os desafios da pandemia da covid-19 e análise SWOT da Faculdade, estratégia empresarial para análise geral de desempenho. 

Confira  os esclarecimentos do diretor José Soares Ferreira Neto e da presidente da Comissão da Acreditação Internacional da Faculdade, a professora Maria Lucia Zaidan Dagli.

Anúncio_Alumni_USP
  • 2
  • 562
  • 203
  • 262.675