No dia 24 de agosto, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP comemorou 60 anos de cooperação técnico-científica da Medicina Veterinária entre Brasil e Alemanha em parceria com universidades federais de todo o Brasil. O evento contou com mais de 150 participantes, entre docentes/pesquisadores e ex-bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD-sigla do nome em alemão).
A mesa da cerimônia comemorativa contou com a presença de autoridades como o diretor da FMVZ-USP, José Antonio Visintin; o cônsul geral adjunto da Alemanha em São Paulo, Jens Gust; o presidente da Universidade de Medicina Veterinária de Hanover (TiHo), Gerhard Greif; a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena; a diretora do Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD-Brasil), Martina Schulze; o vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha, Thomas Timm; o representante do Centro Alemão de Ciências e Inovação (DWIH-São Paulo), Márcio Weichert e o representante dos ex-bolsistas do DAAD, João Roberto de Braga Mello.
Após a abertura da cerimônia coordenada pelo diretor José Antonio Visintin, ocorreu o lançamento do livro 60 Anos – Cooperação entre Brasil-Alemanha “Medicina Veterinária” – 1958-2018, com relatos e fotos de pessoas que tiveram relevante contribuição nesse período. Depois, houve uma sequência de palestras sobre a evolução do convênio entre o DAAD em cada estado, com a participação de representantes das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS); de Santa Maria (UFSM); Rural de Pernambuco (UFRPE); de Campina Grande (UFCG); da Bahia (UFBA); do Pará (UFPA); da Universidade de São Paulo (USP) e a Clínica de Bovinos de Garanhus (UFRPE).
Após o almoço, brasileiros e alemães foram homenageados por seus destaques nos 60 anos de cooperação. Encerrando a cerimônia, o tema Futuro da Pesquisa e da Cooperação Brasil-Alemanha foi apresentado pelo presidente da TiHo, pela reitora da UFRPE, pela diretora do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD-Rio de Janeiro), Martina Schulze; pelo coordenador do Convênio Brasil-Alemanha para Medicina Veterinária, pelo diretor da FMVZ-USP e pelo representante da UFRGS, Fernando Pandolfo Bortolozzo. Eles falaram sobre os frutos gerados pelo convênio em seus estados e no país, sobre mais participação da agências de fomento brasileiras e participação da iniciativa privada para se intensificar as ações na busca do contínuo sucesso da cooperação Brasil-Alemanha.