Treinamento do Mapa terá participação de professoras da FMVZ

As professoras Silvana Górniak e Helenice de Souza Spinosa, do Departamento de Patologia (VPT) e Andréa Micke Moreno, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), da FMVZ-USP estão contribuindo na elaboração de uma proposta de treinamento dos auditores fiscais em produtos agropecuários do Ministério da Agricultura e Agropecuária
(Mapa) na modalidade de teletrabalho.

Regulamentada recentemente pelo Ministério, a modalidade permite que os auditores possam analisar processos de registro e alteração de registro de produtos veterinário fora do ambiente do Mapa. Mas, há necessidade de qualificar a equipe para essa nova relação de trabalho.

Segundo a professora Silvana, a capacitação irá impactar diretamente na celeridade nos processos, contribuindo de maneira fundamental para disponibilizar produtos veterinários no mercado nacional. Essa agilidade resultará em um grande benefício para o médico-veterinário, já que permitirá um substancial aumento de oferta de medicamentos no mercado. “Considerando-se o agronegócio, deverá haver um impacto positivo na produção animal, pois estima-se que, com a maior oferta de produtos veterinários, deverá haver diminuição nos custos de produção. Portanto, será uma contribuição direta da Universidade para o país,” destacou.

Os trabalhos, que foram iniciados no mês de setembro, estão sendo conduzidos pelas auditoras fiscais do Mapa Lourdes Cristina Schaper e Barbara Cordeiro.
A previsão é capacitar os auditores até o final do ano, para que possam atuar na nova modalidade já no início de 2019. O curso será ministrado na FMVZ e contará também com professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, da Universidade Federal de São Paulo; Unicamp e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.