USP define 12 objetivos estratégicos para serem implementados até dezembro de 2025

Os objetivos abrangem as atividades-fim da Universidade: graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão universitária, inclusão e pertencimento, além da gestão administrativa

Jornal da USP,  27/08/2024

Por Adriana Cruz

Objetivos estratégicos da USP - Ilustração sobre ícones Flaticon

A USP definiu os 12 objetivos estratégicos que deverão ser implementados até o final do próximo ano. Os objetivos, apresentados na sessão do Conselho Universitário realizada no último dia 20 de agosto abrangem as atividades-fim da Universidade: graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão universitária, inclusão e pertencimento, além da gestão administrativa.

A definição desses objetivos faz parte do projeto da Reitoria intitulado Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas para Pró-Reitorias e Gestão, que teve início em dezembro de 2023.

Na primeira fase do processo, foram definidos 60 interesses por Pró-Reitoria e para a Gestão. Durante todo o mês de junho deste ano, foram realizados seis workshops, com discussões presenciais em todos os campi, que envolveram, no total, cerca de 620 participantes.

Os dados consolidados resultantes dos formulários preenchidos pela comunidade acadêmica subsidiaram os documentos-base para os workshops. “Fizemos uma ampla consulta a todos os organismos da USP em relação ao que eles entendiam como ações que deveríamos adotar até o final de gestão. Definimos e consultamos esses stakeholders e fizemos uma análise de conteúdo desse material”, explica o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Foram considerados, também, o relatório do quinto ciclo da avaliação institucional da Universidade, os documentos do Programa Eixos Temáticos e a análise das estratégias adotadas por universidades internacionais e brasileiras.

Os seis workshops resultaram no levantamento de competências essenciais de cada área, com a definição dos 12 objetivos estratégicos. Estes objetivos estão relacionados aos conceitos utilizados na Missão, nos Valores e na Visão da Universidade, que foram aprovados pelo Conselho na mesma sessão do dia 20.

Segundo Carlotti, as Pró-Reitorias e a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) deverão apresentar, até o final deste ano, as metas definidas, o plano de ação para atingir essas metas e quais serão os indicadores utilizados para mensurar o desenvolvimento desses objetivos, com o apoio do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida). “Este foi um trabalho abrangente, em que a comunidade participou e colaborou. Não é só um documento da gestão, mas um documento com participação e validação da comunidade em todo o processo”, ressalta o reitor.

Os 12 objetivos estratégicos da USP

Formar cidadãs(ãos) profissionalmente capacitadas(os) a enfrentar desafios da sociedade contemporânea em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ampliar a colaboração da pós-graduação nacional e internacionalmente para o aprimoramento da formação de mestres e doutores e o avanço da ciência e tecnologia.

Promover a diversidade e equidade socioeconômica, de gênero e étnico-racial na USP e em ações transversais em Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Convivência.

Fortalecer a cultura de empreendedorismo/inovação e seu suporte jurídico-adminsitrativo na Universidade.

Valorizar atividades de extensão na carreira docente e de servidores técnico-administrativos.

Aprimorar as condições de trabalho, promover capacitação, políticas de avaliação contínua e desenvolvimento de carreira para valorização profissional dos servidores técnico-administrativos e docentes.

Promover inclusão e permanência estudantil de qualidade para discentes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Fortalecer o engajamento da pós-graduação em questões de interesse da sociedade, enfatizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a interdisciplinaridade.

Valorizar as atividades de ensino e aprimorar a formação pedagógica docente.

Aprimorar as condições de infraestrutura e protocolos de pesquisa na USP.

Aprimorar a divulgação das atividades de cultura e extensão da USP para a sociedade.

Investir em infraestrutura, manutenção e seguridade do patrimônio da Universidade.

Além dos 12 objetivos estratégicos, cada Pró-Reitoria e a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da Universidade definiram mais oito objetivos para suas respectivas áreas e as ações que serão adotadas para a consecução desses objetivos até o final de 2025. Nas próximas semanas, o Jornal da USP vai publicar uma série de matérias a respeito desses temas, com entrevistas com esses dirigentes.

O projeto Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas para Pró-Reitorias e Gestão tem como coordenador-geral o chefe do Gabinete do Reitor, Arlindo Phillipi Junior; como coordenador de governança executiva, o coordenador executivo do Gabinete, Edmilson Dias de Freitas; como coordenador metodológico, o coordenador da Administração Geral (Codage) da Universidade, João Maurício Gama Boaventura; e o assessor do Gabinete do Reitor, Marcos Buckeridge, como coordenador acadêmico.