Melanona é tratado no Hovet da FMVZ-USP por cirurgia inédita

Veterinários belgas trazem para o Hovet técnica cirúrgica inédita para tratar câncer em equinos

Presentes na foto Júlio, Cris, Luiz Claudio, Rogério,  Tom, Liesbeth, estagiários, residentes e pós-graduandos 

No dia 6 de maio de 2024, dois médicos-veterinários da EquiTom, renomada clínica especializada em tratamento de equinos da Bélgica, estiveram no Serviço de Cirurgia de Grandes Animais do  Departamento de Cirurgia  da FMVZ-USP para realizar procedimento em uma égua com avançado melanoma, um tipo de câncer que se inicia na pele. 

Segundo o professor Luis Cláudio Lopes Correia da Silva, chefe do Serviço,  “vieram para ajudar a desfazer o mito de que casos avançados de melanoma não têm indicação de tratamento cirúrgico inical”.

Liesbeth Haegeman  e Tom Mariën  são pioneiros  na remoção de extensas massas de melanoma em região perineal e cauda e nos últimos quatro anos, realizaram mais de 300 desses procedimentos.  A técnica era contraindicada em casos avançados desse tipo de câncer.   Eles foram convidados pelos médicos-veterinários  que acompanham o caso do animal, Rogério Saito e Juliane Pimentel para a realização da intervenção na Faculdade.

Os convidados foram  auxiliados pela residente Nathália Felicio e pelo médico-veterinário Júlio Spagnolo, ambos do Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade e os pós-graduandos  Marina Juliani e Yuri Ferreira, que atuaram como anestesistas.  Assistiram o procedimento docentes; alunos de graduação; estagiários;  pós-graduandos; residentes e a equipe de médicos-veterinários brasileiros, responsáveis pelo caso.

Agora, a professora Cristina Massoco, do Departamento de Patologia (VPT), que também acompanhou o procedimento, dará prosseguimento ao tratamento com a produção de um imunoterápico.

Segundo Silva, a paciente se encontra em recuperação no Hovet, com ótima evolução e alta prevista para final de maio.

Anúncio_Alumni_USP
  • 44
  • 289
  • 126
  • 334.500