Em seus 90 anos, USP define sua missão, sua visão e seus valores com olhos para o futuro

Resolução foi aprovada pelo Conselho Universitário; na mesma sessão, foram apresentados os objetivos estratégicos e metas das Pró-Reitorias e da Gestão até o final de 2025

Jornal da USP, 20/08/24

Texto: Adriana Cruz

A reunião do Conselho Universitário foi realizada no dia 20 de agosto, no prédio da Reitoria, em São Paulo – Foto: Adriana Cruz/Assessoria de Imprensa da USP

O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada no dia 20 de agosto, a resolução que estabelece a Missão, a Visão e os Valores da USP.

“Toda entidade pública e privada, nacional e internacional, se identifica atualmente com essas palavras, com essas definições, que são importantes para entendermos o objetivo e as características da instituição e o que ela valoriza dentro das suas atividades, e que, habitualmente, aparecem como missão, visão e valores”, considerou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A definição desses conceitos faz parte do projeto da Reitoria intitulado Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas para Pró-Reitorias e Gestão, que teve início em dezembro de 2023, com um webinar para a apresentação do programa e a descrição da metodologia adotada.

Carlos Gilberto Carlotti Junior - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A coordenação-geral do projeto é do chefe do Gabinete do Reitor, Arlindo Phillipi Junior. Também participam o coordenador executivo do Gabinete, Edmilson Dias de Freitas, como coordenador de governança executiva; o coordenador da Administração Geral (Codage) da Universidade, João Maurício Gama Boaventura, como coordenador metodológico; e o assessor do Gabinete do Reitor, Marcos Buckeridge, como coordenador acadêmico do projeto.

A coleta de dados por meio de formulários eletrônicos – tendo como premissa o levantamento de informações acerca da missão, visão e valores – contou com a participação de diretores das unidades, chefes de departamentos, presidentes de Comissões Estatutárias, além de representantes de alunos, professores, servidores, Congregações e de ex-alunos. A partir da consolidação dos dados da consulta, a validação dos conceitos foi realizada em diversos encontros, que contaram com a participação do reitor, da vice-reitora, dos pró-reitores e dos membros da Comissão de Avaliação Institucional.

É Missão da Universidade de São Paulo: “Formar profissionais líderes e cidadãos conscientes de seu papel social. Produzir, transmitir e aplicar o saber e a ciência em benefício da sociedade, por meio de ensino, pesquisa, inovação, extensão, cultura, arte e difusão do conhecimento”.

É Visão da Universidade de São Paulo: “Ser reconhecida nacional e internacionalmente por sua liderança e qualidade na formação de profissionais, pesquisa, impacto no desenvolvimento social, inovação, cultura, arte, diversidade, meio ambiente e sustentabilidade”.

São Valores da Universidade de São Paulo: “Guiar-se pela excelência acadêmica, respeito aos direitos humanos e compromisso com a democracia. Na qualidade de instituição pública, orienta-se pela autonomia universitária, ética, equidade, diversidade, colaboração interinstitucional, sustentabilidade e responsabilidade social”.

Competências e objetivos

O reitor explicou que, concomitantemente ao projeto de definição da missão, da visão e dos valores da Universidade, foram discutidos os objetivos estratégicos e metas das Pró-Reitorias e da Gestão. “Esses objetivos, resultado de uma construção coletiva, estão relacionados com este documento que acabamos de discutir no Conselho”, reiterou Carlotti referindo-se à resolução aprovada.

O workshop sobre gestão administrativa foi promovido no dia 20 de junho, no campus de Bauru – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Para isso, foram realizados, durante todo o mês de junho, workshops com discussões presenciais, em todos os campi, em cinco temas centrais: Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão, Inclusão e Pertencimento e Governança e Gestão Administrativa da Universidade. Essa etapa envolveu cerca de 630 participantes. Os dados consolidados resultantes dos formulários preenchidos na etapa anterior subsidiaram os documentos-base para os workshops. Foram considerados, também, o relatório do quinto ciclo da avaliação institucional da Universidade e a análise das estratégias adotadas por universidades internacionais e brasileiras.

A partir dessas discussões, que resultaram no levantamento de competências essenciais de cada área, 12 objetivos estratégicos foram definidos.

Na reunião do Conselho, cada pró-reitor – Aluísio Segurado (Graduação), Rodrigo Callado (Pós-Graduação), Paulo Nussenzveig (Pesquisa e Inovação), Marli Quadros (Cultura e Extensão) e Ana Lanna (Inclusão e Pertencimento) –, além do coordenador da Codage, João Maurício Gama Boaventura, fizeram apresentações sobre os objetivos estratégicos definidos para suas respectivas áreas e as ações que serão adotadas para a consecução desses objetivos até o final de 2025.

“É importante fazermos essa definição para nossos públicos interno e externo e estabelecer metas até 2025 para as Pró-Reitorias, que são nossas atividades-fim, e para a própria gestão da Universidade”, afirmou o reitor.