Pesquisas da FMVZ-USP são premiadas em eventos

trabalhos DESENVOLVIDOS NA FMVZ-USP são premiados em eventos

Érika Figueiredo Pereira, à esquerda, e Monique Paludetti, à direita, recebendo seus prêmios. Fotos: Acervo PCVet

Neste primeiro semestre de 2024, alunas  orientadas pelo professor Fabio Alves Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Clínica Veterinária (PCEVet), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP tiveram seus trabalhos em destaque em eventos científicos. 
 
Primeiro lugar como estudo de caso, no X Prêmio de Pesquisa Premier pet, o trabalho “Possível Envolvimento de Reação Adversa ao Alimento Manifestada como Lesões na Cavidade Oral de Felino”, da futura aluna do PCVet, a médica-veterinária Luiza da Silva. Como prêmio, ela recebeu uma viagem para participar da edição do Prêmio no Colégio Americano de Medicina Interna, em Mineapólis (EUA), no início de junho.
 
Primeiro e segundo lugares como melhores trabalhos apresentados no VII Workshop da Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos, do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, realizado  em São Paulo, no início de junho, ficaram com mestrandas da Faculdade. “Metabólitos da Vitamina D em Cães Diabéticos”, desenvolvido por Érika Figueiredo Pereira, ficou na primeiro posição. Erika  foi contemplada pela empresa patrocinadora do Prêmio, a PremieRpet, com uma viagem para participar do 28° Congresso Anual da European Society of Veterinary & Comparative Nutrition (ESVCN), que ocorrerá na Irlanda do Norte(UK) em setembro de 2024. Já o segundo lugar ficou com o trabalho “Avaliação de Dieta de Cães que Apresentaram Remissão da Mucocele Biliar”, apresentado por Monique Paludetti. 
 

Aluna de iniciação científica, Janaína Luiz Corrêa é a autora do melhor trabalho científico com o título “Comparação do Volume e Esvaziamento da Vesícula Biliar entre Cães com Hipotiroidismo e Cães Saudáveis”, apresentado no Congresso Brasileiro da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais  de São Paulo (Anclivepa-SP), que ocorreu em maio, em Belo Horizonte (MG).  O trabalho foi desenvolvido sob orientação do professor Fábio e a  participação da professora Carla Aparecida Batista Lorigados, do Departamento de Cirurgia da FMVZ-USP.

Erika dá um conselho para quem quer iniciar na área acadêmica: “A pesquisa exige paciência e persistência, mas com resultados extremamente gratificantes. Se, assim como eu, você tem o desejo de seguir na área acadêmica, aproveite todas as oportunidades de aprendizado e crescimento, persista e compartilhe seu conhecimento, pois a educação é uma ferramenta poderosa para a transformação e o progresso.”