Plataforma on-line complementa formação em anatomia e cirurgia de equinos

Publicado pela Agência Universitária de Notícias (AUN) da ECA-USP, em 25/05/2023, por  Mariana Zancanelli

Antes mesmo da pandemia, José Miguel Velásquez Salazar já idealizava um projeto baseado na Educação à Distância (EaD) para sua dissertação de mestrado, que foi concluída em 2022. O pós-graduando da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP desenvolveu uma plataforma voltada ao ensino de anatomia cirúrgica de equinos, que deve funcionar como complemento ao estudo, tanto de graduandos quanto de profissionais já formados.

site reúne fotografias, vídeos explicativos, peças ilustrativas, descrição teórica dos procedimentos e outras ferramentas interativas relacionadas ao aparelho locomotor da espécie. Esse sistema anatômico, que envolve ossos, articulações, cavidades sinoviais, tendões, ligamentos, músculos, vasos e nervos, foi escolhido como foco da pesquisa por ser o aparelho acometido com maior frequência nos casos atendidos pelo Hospital Veterinário da FMVZ.

Captura de tela do processo de edição dos vídeos das práticas cirúrgicas. Autor: José Miguel Velásquez Salazar

Plataforma: criação e aplicabilidades

A plataforma é multidisciplinar e integra anatomia macroscópica, diagnóstico por imagem e a prática cirúrgica. Para abordar diferentes áreas, o autor conta que foi necessário “priorizar as temáticas mais relevantes e comuns e estruturar o conteúdo de uma forma que seguisse uma linha lógica de raciocínio”. Para isso, foram elaboradas 34 páginas no site, que organizam o conteúdo em módulos e submódulos. No total, são oferecidos 24 vídeos, 25 documentos de estudo e 15 imagens de anatomia radiológica. Ao final de cada módulo, o estudante ainda pode acessar testes de autoavaliação sobre a temática apresentada.

Para elaborar o material, José realizou dissecações, preparou diagramas e coletou imagens do membro torácico, do membro pélvico e do dígito do equino. Posteriormente, o autor precisou cuidar dos detalhes técnicos do conteúdo, como produzir os vídeos e desenvolver as ferramentas interativas. “Eu tinha alguns conhecimentos prévios de design, mas muita coisa, como criar um site ou editar imagens, eu não sabia. Tive que aprender durante o caminho”, conta. Entre as dificuldades do processo, também estiveram o longo tempo para a produção dos conteúdos e os custos que o site implicava, tais como “procedimentos, servidores e redes de internet para transmitir e armazenar dados”.

Por outro lado, o uso da plataforma pode diminuir uma série de recursos técnicos e humanos que o estudo presencial de anatomia exige. “Contar com um laboratório com uma boa quantidade de peças [anatômicas] é cada vez mais difícil. Por uma parte, pelas leis de bem estar animal, e por outra porque muitos proprietários não querem doar os corpos. E manter um laboratório implica custos, como os produtos químicos e um profissional que saiba dissecar. É uma coisa bastante cara”, explica José. Além disso, o ambiente pode oferecer riscos à saúde, devido ao uso recorrente do formol, um conservante cancerígeno, nas peças. A plataforma, além de mitigar essas dificuldades, é importante por ser inédita nesta área da Medicina Veterinária. O pesquisador localizou projetos parecidos, mas estes estavam voltados a outras espécies ou não ofereciam uma visão holística da anatomia cirúrgica de equinos.

Nos vídeos, são descritos os procedimentos cirúrgicos de artroscopias, neurectomia, ostectomia, miotenectomia, tonoscopia e atrodese. Autor: José Miguel Velásquez Salazar

Segundo o autor, o estudo da anatomia está cada vez mais debilitado – principalmente por conta da redução da carga horária da disciplina nas universidades – o que resulta na falta de conhecimento e capacitação de recém-formados. Nesse sentido, o site também pode atender estudantes e profissionais mesmo fora das instituições e “constitui um elemento facilitador do desenvolvimento profissional contínuo (DPC)”, explica.

Ainda não é possível fazer uma avaliação do impacto da plataforma na formação dos estudantes pois ela ainda não foi disponibilizada massivamente. José atua como professor em outras faculdades e já utilizou o site com seus alunos, que gostaram bastante, mas uma análise mais criteriosa ainda precisa ser feita. Agora que está no doutorado, o pesquisador pretende complementar os conteúdos do site, incluindo outros sistemas anatômicos, para então avaliar e aprimorar as funcionalidades da plataforma.